Tire suas
dúvidas

Não basta ser lindo(a), fotogênico(a) e fazer vários cursos de interpretação, dança, sapateado e esgrima. Ser agenciado é muito mais que isso. É uma profissão como qualquer outra e exige habilidade, comprometimento e desenvoltura. Os agenciados têm que ter um repertório de poses, saber fazer carão, ter simpatia, paciência, tem que saber lidar com horários e não podem variar muito o peso (as marcas/produtores contam com certas medidas, você não pode chegar lá com 2 números a menos ou a mais).

As crianças, em fase de crescimento, devem atualizar suas medidas com os bookers da agência a cada 3 meses, no máximo.

Normalmente, para fazer parte do casting de uma agência você passa por algumas etapas de seleção. Primeiro você pode ser escolhido(a) por um “caça-talentos” ou você pode ver uma indicação nos meios de comunicação e se inscrever através do site. Se passar dessa fase, você será encaminhada para uma booker que, por meio de uma entrevista, avaliará seu perfil, sua disponibilidade e seu interesse em ser um profissional. Aprovado(a) em todas as essas fases, seu booker dará todo o suporte e orientação para lapidar a sua imagem. A agência vai indicar profissionais qualificados para ajudar em todas as etapas do processo: desde a estética até a confecção do material de divulgação. Depois de tudo pronto seu cadastro e material fotográfico é estudado e posicionado de acordo o seu perfil para casting e aceitação do mercado. Só depois de TODO este processo é que a agência começa a divulgar sua imagem para os clientes. Então se você entrar em contato com alguma e o processo for super fácil, do tipo “só pagar uma taxa”, esqueça! Você vai ser engando(a).

É importantíssimo ter um book com fotos profissionais para que os clientes e produtores tenham uma noção de como você funciona diante da câmera.

ATENÇÃO! Caso você não tenha book, a agência vai fazer para garantir a qualidade do material para futuros trabalhos.

O material fotográfico ou book deve ser renovado sempre que houver mudanças no visual do agenciado, ou uma vez ao ano, para que seja considerado um material atual e aumente as chances de seleção.

As renovações são extremamente importantes para que a agência mantenha aquecida a divulgação dos composites e são gratuitas, durante o período de vigência do contrato estabelecido entre o agenciado e a agência.

O composite é uma espécie de cartão de visitas, versão maior. Nele são colocadas algumas fotos suas medidas e características.

NÃO! A agência se compromete a divulgar seu material para todos os trabalhos em que o seu perfil se encaixe. A escolha de qual agenciado melhor se encaixa para o trabalho é do cliente.

Casting é a seleção para o trabalho. Os clientes procuram a agência e pedem um perfil específico. A agência seleciona, em seu banco de dados, os que estão dentro do perfil e envia o book e/ou composites ao cliente, que vai selecionar os que mais lhe interessem para conhecer pessoalmente. Os selecionados devem ir ao local e data marcados, sem atraso e com disponibilidade de horário (alguns testes podem ser bem longos). Depois de realizado o teste, o cliente escolherá aqueles perfis ideais para o trabalho e avisará a agência, que entrará em contato com os aprovados e dará as explicações e os dados necessários para a realização do trabalho.

Os castings podem ser longos e você pode precisar dançar, correr, pular e por isso é importante estar com roupas simples e confortáveis, mas sempre com aparência bacana. Nossa dica é optar por tons neutros e poucas estampas.

Para os meninos a sugestão é bermuda ou calça jeans, camiseta básica e tênis. Nada de penteados extravagantes ou acessórios.

As meninas podem usar calças, bermudas e saias (desde que não sejam muito curtas ou super justas), blusinhas básicas, tênis ou sapatilhas. A make deve ser a mais “dia a dia” possível, nada de aparecer no teste com cara de Emília. Os acessórios também precisam ser discretos.

Nesta etapa de testes a desenvoltura e o carisma devem ser o foco principal e não podem ser ofuscados pelo que a pessoa esta usando.

Você pode ser chamado para fazer qualquer coisa, desde ensaios, comerciais, desfiles, fotos para revistas, filmes publicitários, novelas, longas e curtas metragem e até ser figurante de programa de televisão e recepcionista de evento. Tudo depende do seu perfil e daquilo que o cliente estiver buscando para “vender” o produto dele.

São inúmeros os fatores que fazem com que os cachês, principalmente para iniciantes, variem muito. O valor vai depender do tipo, complexidade, do tempo de veiculação (no caso de comerciais) e da execução do trabalho. Para cada teste que você for convocado, seu booker vai explicar as condições e valores envolvidos. No começo os trabalhos podem ter o cachê baixo, mas com a sua experiência eles tendem a aumentar.

A agência fica com uma porcentagem e o agenciado com outra em cima de cada trabalho. Esses valores variam de acordo com o tipo acordo fechado entre as partes e é acertado no momento no qual se fecha o agenciamento. Ou seja, ao entrar na agência você já sabe quanto receberá de cada trabalho que fizer.

NÃO! O agenciado e a agência estabelecem um contrato de parceria mútua, onde cada um dos lados precisa cumprir com suas obrigações para que o trabalho se desenvolva de forma eficiente e produtiva.